sábado, 25 de fevereiro de 2012

DO QUE VOCÊ TEM TIDO MEDO?


LIBERDADE - No latim libertate, que possui vários significados, mas alguns são: Poder de exercer livremente a sua vontade ; Condição de pessoa não sujeita a escravidão ou servidão ; Estado de quem não se encontra detido numa prisão ou cativeiro.

MEDO -  No latim metu, significados: Perturbação resultante da idéia de um perigo real ou aparente ou da presença de alguma coisa estranha ou perigosa; pavor, susto, terror; Apreensão.

A psicologia nos dá algumas descrições sobre o medo, dentro de tais, algumas como " O medo é uma preparação para o desconhecido e evapora quando a situação se torna conhecida.''
O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente

O medo pode nos levar a caminhos desconhecidos, mas ele se apresenta diante de cada pessoa como um obstáculo a ser vencido. Para muitas pessoas alguns medos que se apresentaram diante dos seus caminhos, nunca devem ser vencidos, e isto a Psicologia explica perfeitamente, pode-se dizer que devido a alguns traumas da infância, ou bloqueios psicológicos que não foram quebrados.

O medo para outras pessoas é um gigante a ser derrotado, não importa qual seja a arma que será utilizada, o medo deve ser um inimigo vencido. Estes precisam tomar cuidado para na luta contra este gigante não porem um exército que ficou de fora da luta, em risco, ou como isca do seu próprio medo.

E tem aqueles que lutam por vencer um medo inconsciente, porém real, um medo que fere, machuca, corrói por dentro da alma e que muitas vezes tenta paralisá-los.
Sim, o medo nos torna humanos, não é em si um pecado, não é em si um inimigo e nem muito menos um aliado ou amigo, mas prefiro descrever o medo como uma ponte que se apresenta diante de nossos caminhos, e cabe a nós a decisão  de parar diante da ponte e esperar alguém que nos ajude a atravessá-la, ou criar coragem e passo a passo atravessar esta ponte em busca do que tem do outro lado, ou também voltar pelo caminho que nos levou até a ponte.

Quem quer vencer não para diante da ponte, nem muito menos volta atrás, segue em frente, até mesmo com a ajuda de alguém, a sua decisão é a de seguir em frente, mas a melhor decisão é confiar que a ponte não irá desabar.
Guiados pela mão de Deus, jamais devemos temer diante dos desafios, problemas, frustrações, doenças, desilusões, decepções, confiar em Deus é uma resposta do nosso coração ao medo. Quando nos tornamos "livres" em Cristo Jesus também nos tornamos livres de todo e qualquer tipo de medo!

Ainda que estas palavras ressoem como estúpidas ou ineficazes, esta é uma verdade que não pode ser negada. Em 1º João 4:18 lemos “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.” O amor é a chave para se vencer o mal do medo! 

Não quero dizer que o medo é um mal contínuo, o próprio medo nos ajuda a entender diversas situações em que vivemos, ele pode livrar fracos e defender valentes, mas quando o atravessamos é que compreendemos nossas atitudes e abrimos nossos olhos.

Há um medo que derrota o homem e o afasta de Deus, o medo da "cruz", a estaurofobia. Não como descreve a psicologia, medo do crucifixo, de um objeto de metal ou madeira, mas sim como o pastor Ivan descreve em um de seus vídeos da rede Insana, o medo da Mensagem da Cruz, a mensagem a qual devemos pregar, a qual Cristo veio anuunciar, morrer por ela. Quem tem medo de negar-se as suas vontades e desejos, negar o curso deste mundo, e tomar a sua cruz e seguir a Jesus, deixando para trás seus prazeres e vontades, sem importar-se em padecer sofrimento, perseguições, este é um medo que tem se apresentado diante de muitos, e talvez de todos nós em muitas situações.

Vencer é um direito de cada cristão, melhor, é um direito gratuito e genuíno a qualquer um que se tornou verdadeiramente Filho de Deus. E a estes Jesus os tornou “Livres" para viverem em liberdade, em renúncia e em santidade.

Mas então, você já parou para pensar qual tem sido o seu medo?
Medo de ir para o inferno?
Medo de morrer?
Medo de adoecer?
Medo de ficar pobre?
Medo de perder seu namorado(a)
Medo de ser identificado como cristão, evangélico, protestante, louco,religioso?

Somente aqueles que já sabem quem são verdadeiramente em Cristo Jesus, podem lançar fora todo o MEDO e viver em LIBERDADE. 
  
Por Lukas Kawauker 

Nenhum comentário:

Postar um comentário